Todo cliente que pego apresenta erros muito comuns em suas contas. São coisas que vejo também em seus concorrentes ou em 90% dos perfis e páginas que visito.
Eu listei os 8 maiores erros cometidos nas redes sociais e o que você deve evitar continuar fazendo ou como você pode corrigir essas falhas para ter mais sucesso com o marketing digital da sua empresa.
1-Transformar a rede social em catálogo de preços
Domingo à tarde. O cidadão brasileiro vai para frente da TV 16h e liga no canal de esportes para ansiosamente esperar e assistir ao show do intervalo que passa entre os dois tempos de um jogo qualquer.
Isso não faz sentido, não é?! Pois é.
Da mesma maneira que ninguém liga a TV domingo à tarde para ver só o show do intervalo, ninguém abre uma rede social esperando ver uma propaganda, um anúncio.
O cidadão quer assistir ao jogo.
E a sua audiência quer se distrair. Quer ver algo interessante. Quer receber algo que some em algum sentido na vida dela.
Venda sem estar vendendo.
2- Não dar atenção para audiência
A moeda do século XXI é a atenção, acredite quando digo isso.
Reter a atenção de uma pessoa é o ativo mais precioso que você pode ter quando fala de marketing.
No meio de uma nuvem de empresas no Instagram, no Facebook… Disputando espaço com os amigos, com a família da pessoa, você consegue um comentário, uma mensagem via inbox ou direct.
Daí a empresa faz o que? Demora a responder. Às vezes dias, ou pior, às vezes ignora!
Não cometa esse pecado.
Essa é a forma mais clara que a audiência tem de dizer “Ei, fui impactado pelo o que você publicou!” “Ei, tenho interesse no seu conteúdo, no seu produto, no seu serviço!”
Além da possibilidade da venda, o aumento da interação favorece cada vez mais a distribuição do seu conteúdo de forma orgânica (sem pagar).
3- Não ter cuidado com o padrão visual
Imagem conta, SIM. E muito.
A falta de cuidado com um padrão estético nas publicações, de fotos com uma qualidade minimamente boa, de cores escolhidas por qualquer critério (“Coloca amarelo com contorno vermelho porque chama a atenção!”), é capaz de MINAR todo o potencial de um conteúdo.
Você sabia que publicações com um bom layout chegam a converter 5 vezes mais?
Não adianta ter muito valor no que você está distribuindo se a imagem não retém atenção de quem rola o feed.
Imagem boa traz retenção.
Imagem boa traz identidade.
Imagem boa vende.
4- Focar apenas no volume e não na qualidade
Acho que é o maior erro de quem está com sua empresa nas redes sociais.
As pessoas ficaram viciadas em números apenas e de uma maneira MUITO errada.
Imagine uma festa em um belo salão. Daí o anfitrião acha que, para a festa ser um sucesso, o salão deve apenas estar lotado. Assim ele pode falar o que quiser que todos vão olhar para ele.
Mas dessa forma ele não sabe se quem está no salão quer ouvir o que ele tem a dizer, não sabe exatamente sabe como chegaram lá, não sabe se valeu a pena o custo para trazer elas até ali, elas não conversam entre si e nem com o anfitrião…
Da mesma forma é uma página que:
– só faz promoções/sorteios para qualquer um o tempo todo, com o intuito de conseguir seguidores;
– só se preocupa com o número de seguidores e curtidas mas não pensa na qualidade do público;
– compra automação para engajamento e seguidores
Eu prefiro muito mais um perfil ou página com 20 mil seguidores que me entregam 5 mil de engajamento médio nas publicações, do que uma com 500 mil seguidores e me dão os mesmos 5 mil em média.
A primeira tem 25 vezes mais força que a segunda (25% contra 1%), portanto, possibilidade maiores de me trazer retorno.
5- Não ter clareza de objetivos
Venda não é objetivo para uma empresa.
Isso parece contra intuitivo, mas é o oposto. Na verdade, é tão óbvio que não deve ser colocado na mesa quando você vai iniciar o trabalho de marketing digital (exceto com ecommerce, mas tem ressalvas e isso fica para outro dia).
Toda empresa nasce com o objetivo de vender. Ponto.
Você deve avaliar seus objetivos nas redes sociais mirando outros indicadores: média de engajamento, tempo médio de vídeos assistidos, volume de comentários, de marcações, número de mensagens via inbox, custo de aquisição de lead (potencial cliente), menções e marcações, uso de uma hashtag do seu local ou campanha, volume de conversas geradas sobre o que você publicou, alcance…
Percebeu o tanto de métrica importante e o quanto isso pode impactar em seu negócio de forma real?
6- Falta de planejamento para atingir os objetivos
Se você tem clareza de objetivos, precisa ter agora um plano traçado para atingir esses objetivos.
E quando falo plano eu quero dizer basicamente por:
– metas claras e com prazo determinado;
– campanha bem definida com tema, prazo de execução e estágios;
– verba para anúncios e compra de tráfego;
– possíveis parcerias definidas;
– calendário das publicações;
– análise de tudo no final do processo;
7-Falta de personalidade
Modelar é uma arte. Copiar é falta de caráter.
Você deve, sim, espelhar-se nos grandes jogadores da sua área. Inspirar-se em campanhas de sucesso.
Mas pense comigo. Você escolheu um nome para sua empresa, um logotipo, cores para pintura, uniformes, enfim… Isso tudo com o objetivo de diferenciar ela dos demais, de se destacar.
Por que com sua rede social seria diferente? Você certamente tem um jeito único de vender, de comunicar com seus clientes. Faça o mesmo com seus perfis.
8- Falta de consistência
Qualidade é melhor que qualidade, porém, sem consistência é esforço desperdiçado.
Que você público algo realmente muito bom uma vez por semana, às quartas. Mas publique algo realmente muito bom todas as quartas.
Deixe sua audiência acostumar com seu ritmo e mantenha isso, sem vacilar.
Óbvio, se conseguir publicar conteúdo muito bom 3, 4 vezes na semana, maravilha!
O que não aconselho é você postar 3 vezes por dia qualquer coisa só para dizer que está mantendo a consistência do seu perfil!
Você só está sendo chato e poluindo sua timeline com posts que não vão causar impacto nenhum para você.
Comete alguns desses erros? Identifica algum outro erro que ficou fora da lista? Vamos continuar a conversa nos comentários.