Como criar posts incríveis para ter mais engajamento no Instagram?

Cansado de publicar no Instagram e ter apenas 15, 38 likes? Sua base de seguidores demora a evoluir? Ninguém comenta nas suas imagens? Fique comigo até o final deste texto e você saberá exatamente o que fazer para mudar isso.

É incontestável: o Instagram é a rede social que retorna mais engajamento orgânico, possivelmente há uns dois anos já. O Facebook continua excelente pra captação, para remarketing… A rede de display do Google e o Adwords são fantásticos para conversões diretas… Mas é no Instagram que as pessoas estão contando e interagindo mais com histórias.

Mas você não veio aqui para saber a origem disso, por que isto acontece. Você é fazer parte do jogo. E nós vamos para o campo agora.

Publique com CRIATIVIDADE e QUALIDADE

No marketing atual, o conteúdo domina. Simples assim. Se você que engajamento, mostre algo relevante para as pessoas. Não importa se será no perfil da sua empresa ou no pessoal. Isso te deixa memorável e próximo da sua audiência, levando sua história a um nível mais pessoal.

A criatividade fica por conta de uma coerência visual entre sua foto e seu conteúdo. Imagem importa SIM, principalmente nesta plataforma. E isso provavelmente não é novidade para você. Mas procure desenvolver uma linguagem própria também com a estética dos seus posts. Como? Com cores uniformes entre eles e composições com o padrão parecido, por exemplo.

Por isso, vale a pena você direcionar alguns minutos com a edição das imagens. Há inúmeros aplicativos gratuitos ou pagos para todas as plataformas.

O storytelling também é outro elemento criativo a ser adicionado. Sua audiência não deve sentir que tem algo sendo vendido ali para ela. O que deve existir é um momento de conexão.

Talvez ao publicar a foto da sua xícara e digitar apenas “Eu amo café.”, você tenha uma boa história de como o cheiro do café em uma manhã nublada traz uma recordação saudosa da sua infância, quando você estava arrumando-se pra ir para a aula e aquilo fez parte da sua rotina de tal maneira que muitas pessoas vão identificar-se na cena. Faça o link com seu momento presente e aguarde as interações.

Reprodução do Instagram do perfil da Natgeo

Reprodução do Instagram

Timing. A publicação certa na hora pode influenciar muito. Quando veem a mim e perguntam sobre qual é o melhor horário para publicar no Instagram eu digo que é relativo. Porque realmente é, há muitos fatores a serem considerados.

Tão poderoso quanto a qualidade é TEMPO

Mas não podemos negar que há um padrão de comportamento e conhecê-lo pode te ajudar a fazer os testes para ver o que funciona melhor para você.

O Sprout Social entregou uma pesquisa com essa análise para algumas ferramentas em diversos aspectos. Para o Instagram a nível global o resultado é o seguinte:

Pesquisa Sprout Social com melhores horários para publicar no Instagram

Por esse estudo eles definiram que quinta é o melhor dia e domingo acaba sendo o pior para publicar.

O aplicativo https://thepreviewapp.com/ pode te ajudar a descobrir qual é o melhor dia e hora para seu perfil, além de trazer outros recursos interessantes como o planejador de feed, por exemplo. Vale a pena conferir.

Use as hashtags certas

Mas não é porque uma hashtag é famosa e amplamente usada que você deve utilizar também. Seja coerente e busque as que fazem sentido para você, para sua marca. Caso contrário, você corre o risco de cair em um limbo de imagens onde ninguém vai te encontrar, ser vítima de automações das mais variadas possíveis (falarei delas logo adiante) e atrair o público errado para seu perfil, pessoas que não vão somar em nada para você.

Hashtags são uma ótima maneira de ter sua publicação com mais engajamento. Basta usar de forma correta.

  • Verifique se ela já foi utilizada muitas outras vezes. Uma hashtag que tenha apenas umas centenas de ocorrências não vai te ajudar.
  • O Instagram permite que você use até 30 em um mesmo post. Mas estudos do também Sproutsocial indicam que entre 8 e 10 são os números ideais em cada publicação.
  • Monitore a origem das suas visitas nas informações do post e do perfil para ver quais funcionam melhor para você.
  • Crie uma hashtag própria, que identifique claramente sua empresa ou campanha. Você pode trabalhar com promoções e anúncios em cima dela.

Abuse do conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Encoraje as pessoas a criarem materiais que você pode usar na sua rede, sejam eles fotos, vídeos, “boomerangs”…

Isso é traduzido como prova social. E quanto mais pessoas falam bem de você, do seu ambiente, seu produto ou serviço, melhor. Dá segurança para as pessoas que estão te conhecendo hoje apostarem no que você tem a oferecer.

Além de criar um contato e carinho com sua audiência.

O UGC é uma maneira fortíssima de conseguir propaganda a baixo ou nenhum custo.

Reprodução do Instagram do Nubank

Reprodução do Instagram

Dica extra: FUJA das automações

Sim, pode ser tentador você conquistar centenas de seguidores e comentários em poucas horas, likes infinitos. Mas isso está errado, muito errado.

É uma prática que vem sendo combatida com força pela equipe do Instagram, ao ponto de recorrerem até mesmo a processos judiciais contra empresas que realizam esta operação.

Eu poderia digitar uma lista extensa de pontos negativos disso, mas há dois que quero destacar: é contra as diretrizes da plataforma e você pode perder sua conta por isso, isso vai te trazer incontáveis perfis falsos e robôs que não somarão em NADA na sua página, exceto te dar um número que vai massagear seu ego. Eu já falei disso aqui: http://abneralmeida.com.br/cuidado-com-os-likes/

Aplique essas dicas e você já verá uma considerável memória no engajamento do seu perfil. E algo MUITO importante: não espere um milagre. Você vai precisar de consistência, de ritmo, de muita persistência para que os resultados comecem a aparecer. Conhece mais alguma? Vou adorar aprender com você, conte nos comentários.

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